O que é EVA?

EVA, em português, é a sigla de Espuma Vinílica Acetinada, sigla escolhida para coincidir com a do nome técnico de sua matéria-prima, Ethylene Vinyl Acetate. É um plástico com características de borracha, de custo acessível muito usado na fabricação de produtos como: material escolar, artesanato, brinquedos, bandejas para alimentos, produtos infantis, entre outros. Também conhecido como “emborrachado” em alguns estados.

O EVA tem como principais componentes o próprio EVA (Ethylene Vinyl Acetate), polietileno, parafina, estearina vegetal, agentes de expansão, borracha sintética e pigmentos orgânicos. Por tratar-se de um plástico pode ser reciclado com facilidade. O EVA Kreateva é 100% reciclável, colaborando com a proteção do meio ambiente.

Como reconheço o EVA de qualidade?

O EVA de qualidade destaca-se por sua maciez, cores vibrantes e maleabilidade (capacidade de se adaptar a diferentes aplicações). Sem furos e sem machas, com toque aveludado e resiliente (resiliência - capacidade dos materiais retornarem ao seu estado natural após sofrerem algum tipo de pressão).

Qual a cola uso no EVA?

As colas quentes em bastão podem ser utilizadas. Sugerimos o uso do Adesivo Instantâneo Multiuso Kreateva que cola EVA e outros materiais. Sua principal característica é o tempo de colagem, inferior a 120 segundos. Mas atenção! Evite expor a cola ao ar condicionado, abaixo de 20ºC de temperatura ambiente a colagem pode ser prejudicada. Colas a base d’agua também pode ser utilizadas, porém não secam com a mesma rapidez.

O EVA é toxico?

O EVA Kreateva não contém substâncias tóxicas ou prejudiciais à saúde. Sua formulação é totalmente atóxica. Laudos comprovam que o EVA Kreateva pertence à CLASSE II B - RESÍDUO INERTE conforme norma da ABNT NBR 10004/04.

Possui certificações que atestam sua alta qualidade. Na fabricação do EVA são seguidos os padrões ISO 9000 - Guia 28 e atendidas as normas EN -71/3 solicitadas pela “Conformité Europée”. Os produtos Kreateva possuem laudos e atestados de não toxicidade de produtos e suas matérias-primas, além da certificação voluntária outorgada pelo INMETRO.

Como devo limpar o EVA?

Para limpeza de brinquedos e trabalhos manuais em EVA, fique atento as seguintes características:

- EVA de cores lisas, listrados, mistos e atoalhados: utilize pano úmido com sabão;

- EVA com estampas: Use pano seco. A tinta a base d'agua não permite o uso de água durante a limpeza.

Não use produtos de limpeza pesada como alvejantes, desinfetantes, álcool ou outros tipos de solventes.

Que tipo de tinta posso usar no EVA?

A superfície do EVA aceita tinta para tecido. Podem ser usados também lápis de cor aquarelável, canetas hidrográficas e de tinta permanente.

Que técnicas posso usar no EVA?

O EVA Kreateva permite a você: pintar, desenhar, recortar, colar e modelar. Sua superfície uniforme permite estas técnicas e o que mais você quiser criar. A Kreateva destaca-se pela sua fórmula rica em EVA que garante o uso na técnica de modelagem, sem arrebentar ou perder brilho.          

O EVA tem tempo de validade?

A validade do EVA é indeterminada.

Em geral, sua vida útil é longa, dependendo principalmente das formas adequadas de manuseio e armazenagem. Para aumentar a durabilidade do EVA, siga alguns cuidados:

- Evite expor o EVA a temperaturas acima de 40ºC;

- Não utilize objetos pontiagudos sobre o EVA;

- Não utilize álcool ou desinfetante para higienizá-lo.

O EVA é reciclável?

As sobras de EVA do processo de fabricação são reaproveitadas na fabricação de novos produtos, sem perda de qualidade. O EVA Kreateva é fabricado baseado no conceito Ecoteva. Um conceito inovador que busca através de boas práticas criar uma cultura empresarial de redução de impacto ambiental em todas suas linhas de produtos.